sexta-feira, 1 de junho de 2012

INDICAÇÃO DE LEITURA: Mrs. Dalloway de VIRGINIA WOOLF...


Comecei a ler e logo no início me questionei sobre o que garante a um autor um lugar entre os  clássicos universais....  na metade do livro, pensei que nào a teria na minha estante .... mas, durante a festa de  Clarissa Dalloway, tive que me render! na última página, retornei a primeira, completamente rendida!

Seria dificil escrever sobre Virginia Woolf  tendo lido apenas um livro, mas me parece ainda mais dificil escrever sobre o livro lido.

A ausência de linearidade e a descrição abusiva da fragilidade dos personagens naquilo que eles têm de mais humano são perturbadores. Woolf não faz alusão a nenhuma questão existencial e filosófica profunda e talvez exatamente por isso nos atinge tão profundamente. 

Sua literatura parece requerer tempo ainda que em  Mrs. Dalloway  Woolf se limite a um ÚNICO dia, bem marcado pelas batidas do Big Ben, o que pode sugerir a complexidade de nossa relação com tempo, sobretudo com o passado e com o agora.... o futuro obviamente não lhe interessaria.....

Angela R.

Um comentário:

  1. Meu primeiro livre foi Orlando. Esta foi a pedra que me fez afundar no oceano que é Woolf...Obrigado pela visita, saudades...

    ResponderExcluir

deixe seu comentário, dica, sugestâo!!