segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

INDICAÇAO: Jane Austen, Orgulho e preconceito (livro e filme)

Há tempo vi o filme.  Há pouco terminei de ler o livro.
Tenho lido Jane Austen ... Dentre os lidos,  Orgulho e Preconceito (1813) é meu preferido, assim como de milhares de ingleses.
 O que mais me fascina na autora é a arte de escrever pintando, nos mínimos detalhes, detalhes mínimos!
A tônica de Austen é sempre a mesma, a relaçao de UM HOMEM e de UMA MULHER na sociedade rural inglesa do século  XIX e todas as venturas e desventuras que a rigidez e a hipocrisia das normas da época impunham.
 Ainda que ela descreva o desencanto existencial de mulheres e homens numa sociedade totalmente verticalizada e preconceituosa, em Orgulho e Preconceito prevalecem os encantos de um casal que se deixa seduzir pelo verbo  conjugado - como o título da obra sugere -  sempre na forma imperativa...
Austen domina de tal forma a arte de contar, que descreve o amor de Fitzwillian Darcy e Eizabeth Bennet  prescindindo de qualquer alusão ao toque, é o estado psíquico dos  personagens que nos permite mensurar a intensidade do desejo.... o que isso causa ao leitor? não indicaria a leitura se não valesse muito!!

Vi novamente o filme (2005), e tirando a forma caricata com que Bingley é representado por Simon Woodsum, e considerando que a  a atuação de Keira Knightley como Elizabeth as vezes nào convence, pelo menos para quem lê o livro,  o filme é um arraso na figura de  Matthew Macfadyen que encarna  Fitzwillian Darcy.
A fotografia, a trilha sonora e as locações mereceriam um post menos parcial... gostei muito!!

veja o trailler aqui:
http://www.youtube.com/watch?v=Y6XneqkfD3c

Angela R.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe seu comentário, dica, sugestâo!!