terça-feira, 20 de janeiro de 2009

MODA: a roupa da moça da roça

Ver roupas executadas a partir de um processo de criação absolutamente intuitivo é realmente uma experiência encantadora. Vi as peças e perguntei a ela, na linguagem dela claro, quais eram suas referências criativas. A resposta foi rápida e objetiva: sou da roça, não vejo revista para criar roupas não!!

Conversamos deliciosamente. Explicando alguns conceitos acadêmicos que faziam seus olhos brilharem, aprendi com ela.

A relação do criador com sua criação é mesmo muito peculiar, sobretudo quando a fruição prevalece. E, em se tratando de Moda, nem sempre deu-se a devida atenção aos que tem uma forte relação com ela, sem contudo, ter ciência de todas as suas interfaces antropológicas, culturais, econômicas, sociais, políticas, etc, etc, etc, .....

Hoje, está na moda, o artesanal, o marginal, o natural, o vintage... A roupa parece requerer a sua aura, perdida sobretudo com o prêt-à-porter. Mas, para o criador a consciência dessa perda, compromete a aura, a torna novamente contaminada... E é por isso, que o criador que prescinde das tendências para criar se torna tão especial.

Em seu cartão de visitas ela e sua criação se confundem. Nele, lê-se apenas: ZEFFA CONFECÇÕES em artesanato algodão cru e seda (sic).

Eu, adorei! Preciso reler os frankfurtianos!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe seu comentário, dica, sugestâo!!