domingo, 30 de novembro de 2008

FILME: porque assistir A COR DO PARAISO

Penso que ficou claro na definição do conceito desse blog, que tudo o que eu disser aqui, está embasado apenas em preferências pessoais, portanto, quaisquer comentários e indicação de filmes, servem apenas para registrar minhas impressôes, nem sempre elas serão interessantes e quando isso acontecer, simplesmente delete a indicação (mas depois de ver o filme, claro!!).

Hoje minha indicação é para aqueles que buscam novas formas de expressão e novas formas de interação com o mundo, com os outros, com O outro, e porque nâo dizer, sem querer ser profunda ou filosófica.... de interação com nosso próprio universo!!

Trata-se de A cor do paraiso, do diretor iraniano Majid Majidi. Como sou professora universitária, vejo esse filme como um instrumento interessante para se refletir sobre a relação entre criatividade e inteligencia ou vice versa. Penso que estamos tão viciados a nos defrontarmos com o mundo numa perspectiva lógico-racional que muitas vezes perdemos a capacidade de usarmos novas linguagens e novas formas de percepção .... Com isso nossa inteligencia é, muitas vezes engessada, carece de caminhos alternativos. Penso que ter o acesso àquilo que nos torna "MAIS inteligentes, MAIS informados, MAIS interessantes" as vezes parece ser tão chato, enfadonho e improdutivo, que muitos desistem no meio do caminho....
Esse MAIS a que me refiro é discutível, e também neste sentido o filme é bastante inspirador. Os atores de A cor do Paraiso são a negação dos atores consagrados a que estamos acostumados: não sao atores MAIS conhecidos, MAIS consagrados, MAIS engajados, MAIS nada.... são apenas pessoas comuns que nunca tiveram contato com o mundo da setima arte.... talvez por isso nos emocionam tanto!
Angela.


(pretendo escrever um artigo academico sobre a construção criativa do conhecimento, quem sabe ...)

3 comentários:

  1. Acabei de assistir o filme A cor do Paraíso,mas antes mesmo já sabia que adoraria pela sua indicação,que como sabemos temos muitas afinidades. O filme nos mostra uma realidade singela e muito dura,mas mostra a grandeza e o amor de DEUS por todos nós.bjo Luciana.

    ResponderExcluir
  2. oi, Lu que bom ter vc aqui!

    espero q seja uma visita constante!

    beijo

    ResponderExcluir
  3. Olá Angela Tudo Bem??? já assistiu??? "Filhos do Paraíso"do mesmo autor belíssimo também!!!
    Abraço sua amiga Rosi.

    ResponderExcluir

deixe seu comentário, dica, sugestâo!!