domingo, 30 de maio de 2010

CINEMA: CHLOE... O preço da traição



Estava muito a fim de ver esse filme por dois motivos: acho instigante quaisquer temáticas referentes à complexidade que é o comportamento humano e também porque gosto de tudo que a Julianne Moore faz, é uma das minhas preferidas.

O filme é de extremo bom gosto, é sensual ao extremo e o roteiro me prendeu na cadeira como poucos. Me fez pensar - e muito - no quanto somos estranhos quando muito vulneráveis e no quanto nossas suspeitas nos fragilizam.Isso em quaisquer situações e independentemente de gênero, me parece algo universal, na suspeita da perda podemos nos perder completamente.
Parcialidades à parte, o certo é que o título em português é uma tragédia. O preço da traição é um título que sugere uma abordagem maniqueísta, inclusive dos desejos e fragilidades humanas o que, a meu ver , pode contaminar drasticamente a interpretaçao do filme. Outro ponto que não poderia deixar passar, é que as vezes o diretor - no caso Atom Egoyan - exagera nas artimanhas quando nao quer que percebamos de imediato algo que só pode se desvelar ao término da trama.
Embora a homosexualidade seja uma das tônicas do filme, o diretor não recorre a clichês. A naturalidade com que a plástica do afeto é mostrada é, em quase todo o filme bastante sutil, o que o torna ainda mais sensual. Pena que a única cena mais "picante" das protagonistas se estende mais do que deveria e, talvez por isso, não convence.
Assim como o título, o final do filme poderia ser melhor... certamente foi o que inspirou seu título em português.
Apesar dessas ressalvas, gostei muito do filme e com certeza recomendo!!
Angela R.

Um comentário:

  1. Bom tudo aquilo que aquece ou que dá calor. Hoje - ontem - o calor so meu lado foi Lygia Clark, pensei em dividir contigo...passa lá no meu blog e leia Clark é quente e por favor comente...já que o chão que demos o primeiro passo foi o mesmo e com uma Bela Vista :)

    ResponderExcluir

deixe seu comentário, dica, sugestâo!!