segunda-feira, 10 de maio de 2010

CINEMA: finalmente Alice...










Penso que até os menos ligados à sétima arte estavam na expectativa, afinal Alice no Pais das Maravilhas, Tim Burton, Jony Deep e tecnologia 3 d parecem ingredientes no mínimo interessantes. Me sugeriam muitas surpresas e uma adaptação com ares de pós-modernidade ao clássico de Lewwis Carrol.
Mas, nada surpreende, esperava bem mais de uma Alice já crescida... O filme é previsível, mal articulado, nao é inteligente, não é instigante, e não saí do cinema querendo ler Maquiavel, Nietzsche, Sartre, como sugeriram algumas críticas. Aliás, penso que atribuir ao filme uma conotaçao instigante no que se refere a questões psicológicas, filosóficas e políticas é no mínimo uma heresia. Dizer que o crescimento individual em todos os aspectos que lhe são inerentes, carrega consigo angústia, medo, liberdade, escolhas, "bla bla bla"..... e a partir disso referenciar pensadores importantes da filosofia ocidental me parece uma ginática intelectual desnecessária a que obviamente me recuso.
Até o que é bom, no filme é ruim!
Como muitos, achei o figurino maravilhoso, mas digo sem nenhuma ressalva, que ele se "descola" completamente do filme....é tão desconectado que rouba a cena da protagonista que, em várias cenas, se resume a mero suporte para as criações de Collen Atwood ...
Quanto a Jonny Deep, mesmo com uma maquiagem linda e uma interpretaçao interessante, ficou sem cor ao contracenar com a Rainha vermelha interpretada lindamente por Helena B. Carter (a senhora Burton, diga-se de passagem).
Enfim, Alice é apenas um filme para ser visto no domingo a tarde. Reservar um horário nobre pode aumentar a sensação de descontentamento! (Surreal mesmo foi o sucesso do marketing que alimentou nossas expectativas!!)

3 comentários:

  1. Mariaaaaa! Viu??? Eu entrei, rsrsrs!
    Depois lerei mais...bjo!!!!

    ResponderExcluir
  2. EEEEEEEEEEEEEEEh Maria!!!!! que bom te ver aqui!!! adorei, rssss

    Um beijo!!

    ResponderExcluir
  3. concordo com vc. Angela. Fomos eu e Helena, e qual não foi minha surperesa??? Até prometi o livro para ela, para ver que não é só aquilo!!!
    Voltei a olhar seu Blog.
    Beijos.

    ResponderExcluir

deixe seu comentário, dica, sugestâo!!