quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

INDICAÇÃO DE LEITURA: Demian

Em postagem em que discuti a questão da sincronicidade junguiana, disse que estava lendo Demian e que faltavam algumas palavras para termina-lo. Hoje, livro finalizado, mais uma vez às coincidências ... com eles significados bastante interessantes.

Herman Hesse (Alemanha, 1877-1962) é tido como um dos clássicos da literatura universal, ganhador do Premio Nobel de Literatura na década de 40; o considero interessante em função de seu interesse pela psicanálise (algo que tenho revisitado constantemente) e pela cultura oriental (que pretendo me aventurar em breve).

Em Demian em particular, o autor explora a dificuldade da evolução individual sobretudo no plano psicológico e valorativo. O tempo todo nos mostra algo que considero a tônica da obra: o mundo constitui-se de duas facetas, uma limpa, clara, organizada, previsível, outra suja, escura, caótica e imoral. Não há como nos edificarmos sem termos ciência dessa dualidade e sem experenciarmos o sabor agridoce do amalgama das duas instâncias.

Outro ponto bastante recorrente concerne à idéia de que para crescermos temos que morrer um pouco, o nascimento pressupõe a destruição, ou seja, nosso estar no mundo pode ser traduzido como um processo constante de busca de nós mesmos e que por mais dolorosa que isso possa ser, é condição sine qua non para a liberdade.

O personagem central do livro é - como dizem os críticos e como aponta o próprio Hesse - resultante de muitas experiências pessoais do autor somadas a uma interessante aventura na qual prevalecem as contradições, as idiossincrasias, os desejos confundidos e confusos de um garoto que simplesmente quer crescer e não entende a forma como o mundo lhe seduz.

Por motivos vários, tinha me afastado da literatura... por vários motivos hoje me sinto atraida novamente...

Ressalva: esse livro é revelador quando lido com honestidade no que diz respeito às nossas próprias mudanças!! E mudanças pressupoem reconstruções, redescobertas, reavalisções, mas, pode também acarretar destruição de mundos ....

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe seu comentário, dica, sugestâo!!