segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

INTELIGENCIA COLETIVA: resposta a Andréia de Petrópolis!

Há algum tempo, discutia Lévy (filósofo francês) e mais precisamente seu otimismo em relação ao uso das tecnologias da informação. Na época me instigava a tese de que a Internet é potencialmente capaz de concretizar os ideais de liberdade, fraternidade e igualdade; é um veículo universal mas nem por isso totalizante.

Hoje, ao ler um reado postado pela Andréia de Petrópolis/RJ, lembrei imediatamente do conceito de inteligencia coletiva do mesmo filósofo. Em suma o conceito se refere a uma inteligência compartilhada, ou seja eu escrevo algo, a Andréia lê, me questiona, eu respondo e assim, eu e ela aprendemos, num processo de troca totalmente desvencilhado de interesses que muitas vezes permeiam as relações interpessoais clássicas. Nossa motivação consiste simplesmente em trocar impressões e quem sabe, melhorar nossa percepção da realidade da forma mais altruista possivel.

Adorei saber que ela é estilista e lê filosofia!! Dificil acreditar, mas ainda existem alguns tabus, mitos, inverdades e preconceitos que rondam os profissionais da moda. E, desde já a convido a escrever algo para meu blog. Se se se sentir à vontade, será um prazer.

Quanto a sua pergunta, se não são os bichos que teriam que ter medo de nós, eu responderia simplesmente que se tivessem a verdadeira dimensão da nossa irracionalidade, certamente sentiriam mais pena que medo.

É isso, e que possamos não importa em quantos, instigarmos uma inteligência que não se esconda em gavetas.

Angela Rodrigues.

,

Um comentário:

  1. Fiquei muito feliz com sua resposta, e claro que adorarei escrever alguma contribuição para o seu blog, fico muito lisonjeada. No momento estou totalmente envolvida com o TCC da pós que faço em Artes Visuais. No momento estou lendo Fayga Ostrower, "Criatividade e processos de criação", por isso demorei tanto a comentar sua resposta. A partir de maio já poderei me dedicar mais a esses prazeres da vida, que é encontrar blogs como esse na internet... Pena que Platão não viveu pra ver...rs
    Beijinhos

    ResponderExcluir

deixe seu comentário, dica, sugestâo!!