quarta-feira, 4 de março de 2009

COMPORTAMENTO: 8 de março... uma questão de gênero

Que homens e mulheres são diferentes e que o abismo que os separa é abissal, ninguem discute. Mera questão de fisiologia, de hormonios, de gênero e porque não dizer de DATAS.

No que diz respeito a questôes fisiológicas e hormonais deixemos para os especialistas.... Quanto ao gênero e às datas... me parecem convidativos.


O Genero (masculino e feminino) é um conceito criado na década de 70 para explicitar que sexo social não é determinado pelo sexo biológico; ou seja, a sociedade imputa uma diferença cultural entre homem e mulher que resulta em uma cisão construída, independente portanto de determinações biológicas.

A Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão, considera que o conceito de gênero refere-se a uma "categoria de análise das ciências sociais para questionar a suposta essencialidade da diferença dos sexos, a idéia de que mulheres são passivas, emocionais e frágeis; homens são ativos, racionais e fortes. Na perspectiva de gênero, essas características são produto de uma situação histórico-cultural e política; as diferenças são produto de uma construção social. Portanto, não existe naturalmente o gênero masculino e feminino." (CASTILHO, 2008, http://pfdc.pgr.mpf.gov.br/eventos/campanhas/dia-da-mulher/verbet).

Portanto, muitas das diferenças entre homem e mulher não decorre da sua constituição natural mas sim dos atributos que o genero masculino e feminino imcorporam do contexto cultural em que estão inseridos.

Com base nessa definição, posições machistas e feministas correspondem a excessos injustificáveis, representam apenas que alguns homens e mulheres introjetaram uma dose maior que a devida de prescrições sociais historicamente construidas. Crer que o homem tem necessariamente que pertencer a um universo azul onde impera a racionalidade muitas vezes inexistente no universo rosa e ilógico do genero feminino, nada mais obsoleto!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Uma outra conceituação de gênero que me parece inteligente está pautada na tese de que o conceito de gênero é apenas uma "divisão simbólica dos sexos" , não tem base biológica nem cultural, "é uma lógica de pensamento, emoções e representação da subjetividade íntima das pessoas." (LAMAS citada por CASTILHO, 2008).

Considerando essa definição, podemos inferir que as diferenças de gênero podem nos ajudar na percepção daquilo que a constiutuição biológica confere ao homem e a mulher em termos de possibilidades, potencialidades, em termos de construção da identidade. Me parece absolutamente sublime até ver o outrO como diferente...

Se pensarmos que o gênero masculino e feminino refere-se apenas à divisão simbólica, não há como negar, que as mulheres podem usufruir dessa divisão sem com isso comprometer sua independência, sua autonomia intelectual e sobretudo a sutileza que em muitos momentos obscurecem nossa truculência.

Certamente a delícia de um provedor, forte, racional, protetor, ativo (no sentido literal ou figurado) não pode ser comprometida pelo medo da submissão. Nada mais equivocado. A força de um não enfraquece o outro, a racionalidade masculina não subjuga a feminina, a proteção só exacerba o conforto, à atividade delE não corresponde a passividade delA.

Nada mais feminino que assumir isso!

Portanto, sejamos modernas: acho discutível a comemoração de 8 de março, quase arcaico ....mas com toda feminilidade peculiar ao nosso gênero, recebamos as rosas, os afagos, o carinho e tudo o mais sem nenhuma culpa ...

Que permaneça o encanto das diferenças que nos UNE! Sejamos apenas pares!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe seu comentário, dica, sugestâo!!