quarta-feira, 18 de março de 2009

INDICAÇÃO DE LEITURA: meu artigo sobre tendência

Para quem gostou e sobretudo para aqueles que não compactuaram em nada com o que eu disse rapidamente sobre tendência aqui, recomendo meu mais novo artigo para o site http://www.fashionbubbles.com/ no qual ouso até um conceito autoral.

Ousadia ou provocação intelectual? nem eu sei direito, o fato é que acredito no que escrevo ao ponto de publicar e ainda recomendar a leitura... faço muitas afirmações, sempre tento ser provocativa.... a reflexão e a maturidade, sobretudo intelectual, penso eu, sempre nascem do estranhamento. É ele, que nos faz olhar de novo, esfregar os olhos, e prestar mais atenção... nem sempre resolve, mas as vezes vemos muito mais do que previamos. Tem sido assim ... tenho visto tantas, tantas coisas, que é escrevendo e me pondo à prova que testo meus eventuais graus de miopia!!

eis algumas das minhas afirmações no artigo:


"a tendência pós-moderna é o desacelerar da existência, o que denota a necessidade de ressignificação do tempo"

"Em seu sentido mais amplo, conceituo tendência como o espírito do tempo (assim como Dário Caldas), como algo que transcende a realidade instituída e se cristaliza em necessidades e desejos ressignificados pelas novas produções sociais.
Entendo tendência como o amálgama de micros desejos e necessidades consubstanciadas em um macro que se pulveriza nas mais diversas manifestações humanas.
Se na primeira definição tendência é tida como algo que se estabelece verticalmente, de cima para baixo, de poucos para muitos, na segunda temos uma horizontalidade includente que corresponde a desejos e necessidades materiais e metafísicas que emanam da própria atuação do homem sobre sua realidade. ".

eu disse, vale a pena!! (rssss)

Um comentário:

  1. Adorei a colocação, mas ainda acho difícil pensar nessa necessidade transcendente a ponto de estar presente quase que em espírito na modernidade das coisas, se vejo que não se sabe mais qual é a necessidade...a do corpo ou a do espírito? a de sempre ou uma nova?

    Acho que estamos em reaprendizagem da nossa posição e as necessidades passam apenas como obrigação no calendário da criação de moda, ou design.

    ResponderExcluir

deixe seu comentário, dica, sugestâo!!