segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

FILME: porque assistir CAMELOS TAMBÉM CHORAM

Existem os que cultuam esse filme dirigido por Byambasurem Davaa e Luigi Falorni em 2003 (Alemanha, Mongólia) e aqueles que jamais se aventurarão, mera questão de gosto......
Conheço apenas uma pessoa que viu e gostou – uma grande amiga historiadora de Curitiba a quem intimei para tecer suas considerações. Escrevi as minhas sem saber das dela e vice versa. Essa será uma fórmula muito recorrente aqui. Se achar essa indicação, dúbia, dialética, subjetiva demais, assista ao filme!!!! Seria prazeroso ter mais um nessa lista!!

1 Por Angela R.

Ainda que se trate de um documentário, Camelos Também Choram, é poético, mas tão poético que o cotidiano no meio do nada ganha cor, som, muita vida, com o toque de uma mão feminina nos faz chorar!
Tive meus sentidos acarinhados, e no final do filme refleti quem de fato vive no meio do nada! Se até o camelo chorou, impossível ficarmos indiferentes.
Não quero me aventurar em analises comportamentais, mas quanto mais ampla as possibilidades de liberdade, de experiências de todos os tipos, de desapego ao outro e de apego as coisas (sapatos?) menos nos deixamos seduzir pelo toque simples de uma mão que canta e uma voz que afaga.
Ter foco parece ser crucial no meio de infinitas possibilidades, é fácil nos perdermos e nos sentirmos no meio do nada ao passo que o outro experencia um universo de possibilidades com um único camelo, que, albino, nos faz pensar sobre nossa condição.
Angela R.

2 Por Rosi Rado

Olá amiga angela, tudo bem? O que me chamou a atenção neste filme foi a grande tranqüilidade que ele me passou; tranqüilidade esta representada por uma família de habitantes do deserto que trazem consigo uma cultura milenar encantadora...com valores inteiramente diferentes dos nossos. que nos envolve pela beleza das cenas trabalhadas, das cores da paisagem do sol .... cultura esta que , pode ser ameaçado (já viajando) com a chegada da tv.quando o menino pede a tv. para o avô ele diz: "você passaria dias olhando as imagens de vidro, não lhe faz bem".
É belíssimo como encaram a vida e seus acontecimentos de forma serena e com simplicidade. Esta vida que levam, para nós acostumados e acomodados com as tecnologias do século xxi inimaginável, 'dura demais'.... Outra temática que me chamou atenção foi o relacionamento entre pais e filhos, mais especificamente ente mãe e filho. a mãe que acabou de dar a luz em meio a um turbilhão de sentimentos ... pensamentos ... dores... precisa amar o novo ser ,e se não???? precisa aceitar o diferente a mudança que este trará e se não??? é doente!!!!???? algumas mulheres são raras não aceitam!!!! não é????? é mais ou menos isto...
com carinho
Rosi.

3 Por Voce
.
.
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe seu comentário, dica, sugestâo!!