quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

NOTA DE RODAPÉ: o casaco de Marx

Fiz alusão mais de uma vez ao casaco de Marx. Para quem não sabe, o casaco é de Karl Marx mesmo, e nos é aprentado pelo autor Peter Stallybrass. Como li o livro há mmmuito tempo, não me sinto a vontade para comenta-lo, por isso vou postar apenas um comentario da assessoria de comunicação da Autentica Editora, na qual podemos ler:

"[...] num tom poético e comovente, Peter Stallybrass nos faz pensar sobre nossa relação com as roupas e com as coisas em geral. Por meio das idas e vindas do casaco de Marx, Stallybrass nos faz refletir sobre as complexas relações entre as coisas como objetos de uso, como objetos aos quais imprimimos nossas marcas, como objetos que carregam nossa memória, e as coisas como mercadorias – precisamente o problema de Marx em O Capital" ( disponível em : http://www.autenticaeditora.com.br/noticias/item/259, acesso em 04 dez 2008).

Penso que esse livro nos faz repensar nosso apego a qualquer coisa, dizer que é mero materialismo, incomodaria ao próprio Karl Marx. Para quem gosta de roupas, moda, mercadorias de quaisquer espécie, vale a pena a indicação. Lendo o livro nos distanciamos de posições muito superficiais quanto à nossa relação com nossos objetos.

Angela R.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe seu comentário, dica, sugestâo!!